Como programar o momento do sexo para engravidar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como programar o momento do sexo para engravidar

Mensagem  Djane Senna em Qui Ago 26, 2010 6:43 pm

Quando devo manter relações sexual a fim de engravidar?

O ideal é ter relações sexuais o mais próximo possível do momento da ovulação, ou seja, quando o óvulo é liberado pelo ovário. Os espermatozóides conseguem sobreviver dentro do corpo da mulher por até sete dias, mas o óvulo só dura entre 12 e 24 horas. É difícil saber o momento exato da ovulação, por isso, para aumentar as chances de a concepção acontecer, o melhor é fazer sexo um ou dois dias antes da ovulação. Assim, cresce a probabilidade de que haja espermatozóides saudáveis no seu corpo na hora em que o óvulo for liberado.

Embora esse seja o ideal, não vale a pena restringir o sexo para apenas um ou dois dias antes da data prevista para a ovulação. Um estudo que acompanhou 221 mulheres que estavam tentando engravidar mostrou que as 192 mulheres que ficaram grávidas tinham mantido relações sexuais em algum momento dos seis dias que antecederam a ovulação. O ciclo foi acompanhado através da medição de hormônios com exames de urina. A grande maioria das concepções realmente ocorreu com relações sexuais um ou dois dias antes da ovulação, mas em 6 por cento dos casos a relação sexual havia acontecido três dias ou mais antes da ovulação.

O momento exato da ovulação não é muito previsível. Ele pode variar de mês a mês, e depende da duração normal do seu ciclo menstrual e de outros fatores, mesmo que você seja bem regular. Pesquisas recentes mostram que essa variação é ainda maior do que se imaginava. Mudanças na rotina, viagens, estresse, qualquer coisa já basta para mexer na sua secreção vaginal e no ciclo menstrual.

Por isso, especialistas em fertilidade recomendam que o casal faça sexo a cada dois ou três dias durante o ciclo inteiro, em vez de concentrar os esforços na época em que a ovulação deveria acontecer.

Como posso saber que estou ovulando?

Há mulheres que percebem claramente que estão ovulando, e sabem até se aquele mês é o ovário esquerdo ou o direito que está liberando o óvulo. Outras não sentem absolutamente nada. Se você está tentando engravidar, tente ficar atenta aos sinais de que a ovulação se aproxima. Eles podem começar a aparecer cerca de três semanas antes da data prevista para sua próxima menstruação, e são os seguintes:

• Aumento da secreção vaginal, que assume uma textura parecida com a de clara de ovo, mais transparente e viscosa, à medida que a ovulação se aproxima

• Aumento do desejo sexual

• Pontadas ou desconforto de um dos lados do baixo ventre, que podem piorar quando você se senta

Para descobrir a data aproximada de quando os sintomas podem começar a aparecer, use nossa calculadora da ovulação.

Existem também nas farmácias testes parecidos com os de gravidez, feitos com a urina, que detectam a elevação do hormônio da oulação (LH). Também há técnicas de monitoramento da temperatura do corpo, antes de levantar da cama, de manhã -- a chamada temperatura basal --, para perceber o leve aumento que indica que a ovulação está ocorrendo. O problema dessas técnicas é que elas deixam o casal muito ansioso, o que pode ser negativo para as tentativas.

Tenho ciclos menstruais muito irregulares. Vou ter dificuldade para engravidar?

Quanto mais irregulares forem seus ciclos menstruais, mais difícil será prever a ovulação. Se, no entanto, você seguir o conselho dos especialistas e mantiver relações sexuais duas ou três vezes por semana, vai acabar acertando a data de uma maneira ou de outra. Há mulheres, porém, que, além de ter ciclos irregulares, não ovulam com a frequência que deveriam, ou seja, em certos ciclos elas simplesmente não ovulam. Se você achar que esse é o seu caso, converse com o ginecologista.

O que mais posso tentar para engravidar logo?

Para grande parte dos especialistas, manter uma vida sexual ativa, com relações de duas a três vezes por semana, é o meio mais eficaz de aumentar as chances de engravidar. Vale a pena usar esse método por alguns meses antes de pensar em maneiras mais complexas de detectar a ovulação.

A orientação é que você converse com o médico "se não engravidar depois de, digamos, seis meses de tentativas intensivas (especialmente se você tiver mais de 35 anos de idade). Pode ser que o médico sugira que você acompanhe seu ciclo mais de perto por alguns meses para identificar quando e se você está ovulando. O ginecologista também dará orientações sobre sua saúde em geral e sobre o que fazer para elevar a chance de engravidar".

Djane Senna
Admin

Mensagens : 77
Data de inscrição : 23/08/2010
Idade : 39
Localização : Manaus

Ver perfil do usuário http://agrandefamilia.bloggeiros.com/index.htm

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum