Sexo na Gravidez

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sexo na Gravidez

Mensagem  Djane Senna em Ter Ago 24, 2010 10:30 am

A atividade sexual do ser humano nos dias de hoje não está relacionada obrigatoriamente a finalidade reprodutiva. Por este motivo o sexo entre o casal é um instrumento de representação de intensa entrega no amor e no prazer. A sexualidade é parte integrante do ser humano e deve ser encarada como uma atividade natural e prazerosa, que contribui para a maturidade psicológica. Uma vez que o casal tenha um bom relacionamento e converse abertamente será mais fácil à adaptação da prática sexual durante a gestação. Os hormônios presentes durante a gestação causam modificações no corpo feminino, e muitas mulheres sentem a intensidade do desejo sexual modificada. Umas apresentam diminuição da libido e outras a possuem aumentada. Existem casos de mulheres que só conseguiram conhecer o orgasmo a partir da gravidez. Muitos tabus ainda cercam a sexualidade na gravidez, vamos esclarecê-los:

Riscos para a saúde - Desde que a gestante não apresente sangramento, contrações doloridas ou outra contra-indicação médica, o sexo pode ser praticado carinhosamente. O pênis do homem não toca o bebê, o útero o protege. O pai não precisa temer.

Religião - Existem homens que dizem que a mulher grávida não deveria fazer sexo (não deveria ser tocada, deveria ser respeitada), eles a vêem inconscientemente como a representação da Virgem Maria, mãe de Jesus. No Cristianismo não existe fundamentação para este fenômeno. Em outras religiões, nas orientais principalmente, esta pratica é percebida. No Brasil, não existe justificativa para este tabu, pois a maioria da população não é adepta deste pensamento. A falta de sexo da gravidez por vezes, afasta o casal, e com os cuidados da mulher voltados para o bebê, o homem se sente abandonado e isto pode piorar a relação entre o casal. é importante que o casal saiba que o sexo praticado na gravidez contribui para o bem estar do casamento.

Insegurança - A mulher se sente feia, gorda e com o corpo deformado. Muitas mulheres sentem vergonha das modificações corporais e se recusam a manter relações sexuais. Elas devem receber o apoio do esposo e da família, pois as modificações corporais deve ser encaradas como parte da grandiosidade da beleza de gerar um novo ser “o filho amado”. é com cuidados necessários do tipo dietas e exercícios que o corpo retornará a forma física anterior. A dieta deve ser orientada por nutricionista, e os exercícios físicos acompanhados e orientados por professora de educação física especialista em gestantes.

Ciúme - A mulher percebe que o homem não a procura para o sexo como antes e pensa que ele não a deseja mais por estar grávida e que deve ter outra. Este pensamento ocorre por ciúmes e insegurança da mulher. O homem deve ser esclarecido que não há problemas em manter relações sexuais com a esposa grávida e que deve procurá-la e ser carinhoso com ela.

Posições - Com o crescimento da barriga, as posições para a prática do sexo devem ser adaptadas constantemente. A mais confortável com a barriga grande, segundo os relatos dos casais é a de “ladinho”, com os dois lateralizados para a esquerda (que favorece a circulação da mulher e da placenta), e o homem abraçando a grávida pelas costas. O importante é buscar posições que não apertem a barriga e que o casal se sinta confortável.

Djane Senna
Admin

Mensagens : 77
Data de inscrição : 23/08/2010
Idade : 40
Localização : Manaus

Ver perfil do usuário http://agrandefamilia.bloggeiros.com/index.htm

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sexo na Gravidez

Mensagem  Djane Senna em Qua Out 27, 2010 3:09 pm

Durante a gravidez, o corpo ganha novos contornos, a pele e os cabelos ficam diferentes, um turbilhão de hormônios e emoções passa pela futura mãe. Essa avalanche de novidades tem efeitos também na vida sexual para melhor, quase sempre. Se não há recomendações médicas contra o sexo o que pode acontecer caso a gravidez esteja sob risco não há razão para deixar de aproveitar.

Por causa dos hormônios, a maioria das mulheres fica mais excitada nessa fase. Como a preocupação em prevenir a gravidez (ou conseguir engravidar) já foi para o beleléu, é mais fácil se soltar. Quer mais? Os seios maiores, quadris mais arredondados e aquele brilho que toda grávida tem na pele, nos cabelos e nos olhos costuma deixar a auto-estima lá em cima.

Se o momento está sendo especial para o casal, rola mais carinho e intimidade para celebrar o novo vínculo. Ou seja: o sexo fica ainda melhor. Mas algumas travas talvez atrapalhem. Nem sempre a nova forma agrada e os quilos extras podem incomodar, matando a sensualidade. Em mulheres com gestação saudável, o maior determinante para manter vida sexual ativa e prazerosa durante todo o período é o fato de sentir-se bem em relação ao corpo , afirma Jaqueline Brendler, médica obstetra e terapeuta sexual.

Mitos e medos também podem causar desconfortos. Como, por exemplo, que o bebê vai ser incomodado pela penetração o que é absolutamente impossível de acontecer. Para todas essas dúvidas, vale conversar com o obstetra. A gravidez também pode parecer sagrada a alguns homens, que podem ficar com o desejo sexual em baixa. Se é o caso do seu par, uma boa conversa com um terapeuta sexual pode indicar soluções.

Ser vaidadosa e cuidar do corpo é importante para manter a auto-estima e a sensualidade em alta. Também ajuda aproveitar os meses antes do bebê chegar para curtir o parceiro, planejando programas a dois e viagens de fim-de-semana românticas. Lembre-se de que, depois do parto, o casal vai virar uma família, e as atenções com o bebê vão dividir o tempo que antes era apenas para vocês dois. Por isso, aproveite bastante. A proximidade reforça os vínculos que tornam a gravidez especial e o pós-parto mais tranqüilo.



Djane Senna
Admin

Mensagens : 77
Data de inscrição : 23/08/2010
Idade : 40
Localização : Manaus

Ver perfil do usuário http://agrandefamilia.bloggeiros.com/index.htm

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum