O Banho do bebê

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Banho do bebê

Mensagem  Djane Senna em Ter Ago 24, 2010 10:25 am

Dentre as preocupações da gestante no que se refere aos cuidados com o bebê encontra-se o banho do recém nato principalmente quando é o primeiro filho. A falta de experiência materna e os inúmeros “conselhos” que recebe a futura mamãe, a deixam confusa e insegura. Existe a expectativa para o primeiro banho em casa, porém este desejo materno acaba sendo delegado a alguma parenta ou amiga supostamente experiente gerando frustração e sensação de incapacidade na mãe, mesmo que inconscientemente.

Com experiência de 20 anos trabalhando com gestantes e bebês, pude perceber que esta situação é freqüente.

Por este motivo vou passar informações valiosas para auxiliar as mães a poderem cuidar bem do banho do seu bebê.

1ª – Separar todo o material antes do banho e deixá-lo em local estratégico para facilitar o serviço da mamãe (roupas, fralda, pomadas antiassaduras, toalha de banho, material para o curativo do coto umbilical, algodão em bolinhas, cotonetes, sabonete de glicerina, banheira previamente lavada e limpa com álcool e um jarro plástico de aproximadamente um litro).

2ª – Até o coto umbilical cair e cicatrizar é importante que a água seja filtrada e fervida. Quando a água estiver morna em torno de 36ºC o banho pode ser realizado. Coloque um pouco de água na banheira e deixe o jarro cheio junto em um suporte próprio ou em cima de um móvel.

3ª – Segure o bebê enrolado junto ao seu corpo, ainda vestido, pra ele não ficar com frio. Vamos lavar o rosto e a cabeça. Pegue bolas pequenas de algodão, umedeça no jarro, retire o excesso de água, e limpe ao redor dos olhos da extremidade externa para o canto interno, começando pela pálpebra superior, e depois pela inferior. Repita este procedimento no olho oposto. Limpe a testa e o todo o rosto sempre trocando o algodão.

4ª – Tapar os ouvidos com o dedo médio e o polegar para não entrar água e umedeça a cabeça. Utilize sabonete de glicerina e massageie com a mão, em seguida enxágüe com a água da banheira e a do jarro com cuidado.Leve o bebê para o trocador e enxugue a cabeça.

5ª – Tire a roupa do bebê e sente-o dentro da banheira com delicadeza apoiando as costas e a cabeça com o antebraço e segure o braço com a mão na altura da axila. Com a mão livre lave com sabonete todas as partes do corpo e em seguida enxágüe com a água do jarro.

6ª - Vire o bebê com delicadeza, ele irá ajoelhar-se na banheira e segurar-se no seu braço instintivamente. Mantenha a cabeça do bebê lateralizada, olhando para você, para que ele respire melhor e você possa vê-lo

7ª - Lave as costas e todo o corpo do bebê. Enxágüe com água do jarro. Retire o bebê da banheira colocando-o junto ao seu corpo, enrolando-o na toalha que estará apoiada no seu ombro. Leve-o para o trocador e enxugue-o sem descobri-lo. Retire a toalha molhada e embrulhe-o com um coeiro seco.

8ª - Seque bem com gase esterilizada todo o coto umbilical desde a base, principalmente próximo à barriga do bebê, pingue álcool a 70%, enrole uma gase e molhe com álcool a 70%.

9ª - Vista e penteie o bebê.

10ª- Passe cotonetes nas orelhas e nas bordas das narinas do bebê.

Djane Senna
Admin

Mensagens : 77
Data de inscrição : 23/08/2010
Idade : 39
Localização : Manaus

Ver perfil do usuário http://agrandefamilia.bloggeiros.com/index.htm

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum